segunda-feira, 25 de junho de 2012

Atividade 4.1




                                         
      Conhecendo objetos de mídia
                               

Muitas vezes me surpreendi com trabalhos desenvolvidos pelos alunos. Precisamos acreditar no potencial deles, com boa orientação e acompanhamento com certeza bons resultados virão.
Ao assistir aos vídeos achei interessante o método O Passo, principalmente, pelo fato de não ser restrito à música, pois trabalha a formação do indivíduo. O Lucas Ciavatta sempre enfatiza isso na suas falas. Márcia Leite, diretora da Escola Oga Mitá também confirma isso no seu depoimento: “O Passo ajudou a escola a encontrar o caminho do que seja um projeto de educação no seu sentido de integrar o indivíduo como cidadão, como sujeito, como autor, de história”.

Outro ponto importante na fala do Lucas é quando ele se refere à conexão do grupo. Na escola não é diferente temos que ter um objetivo comum que é a aprendizagem dos alunos. Embora trabalhando com disciplinas diferentes, precisamos estar em sintonia.

No que se refere às atividades diferenciadas isso é válido. É importante delegar tarefas desde que não se perca o foco, a noção do conjunto, do todo e que esse  todo é formado por partes e, que  cada parte é importante na composição do todo. Assim cada aluno ou grupo, dependendo de como será orientada uma determinada atividade, irá colaborar, dando a sua parcela de  contribuição se para isso ele for orientado. O uso das mídias pode favorecer esse tipo de atividade, sendo um fator motivador para a participação dos alunos.


Nenhum comentário:

Postar um comentário