Conceito de currículo e o
processo de integração de tecnologias ao currículo
A idéia que se tem de currículo hoje não é
mais aquela idéia de proposta fechada e acabada. A proposta curricular das
escolas são elaboradas a partir do projeto político pedagógico. O PPP
propõe a construção do currículo por
todos os seguimentos da escola, inclusive pelos alunos. Como a atividade se
trata de projeto de aprendizagem e foi pensado junto com os alunos nem todos os conteúdos trabalhados no
projeto estão contemplados no currículo formal. Porém, de acordo com uma visão
mais abrangente de currículo em
consonância com o PPP foram agregados alguns conteúdos para atender às
necessidades do projeto trabalhado com os alunos ou seja, precisamos ajustar nosso fazer pedagógico às
necessidades do aluno. Nesse sentido o conceito de currículo se amplia,
enriquece, se torna dinâmico e interdisciplinar.
Desse forma,
foram inseridos no projeto algumas atividades com uso de tecnologia, para desenvolver
competências e habilidades necessárias à aquisição desses saberes para inserção
do ser humano na atual sociedade do conhecimento, bem como outros conteúdos que
resgatam valores, reforçam uma visão de ser humano mais consciente do seu papel
na sociedade, com plena consciência dos seus direitos e deveres. Em fim, da sua
condição de sujeito histórico.
Nenhum comentário:
Postar um comentário