quinta-feira, 28 de junho de 2012

Atividade 4.3


Leitura, reflexão e discussão sobre mídia-educação


O texto do Sílvio da Costa Pereira nos remete a uma reflexão sobre o uso das mídias na nossa realidade. Muitas das situações apresentadas no estudo  feito por ele também são  vivenciadas aqui na nossa realidade.
 Várias questões me chamaram à atenção uma delas é quando ele fala da necessidade de uma ampliação da noção de alfabetização para que sejam incluídos nela também outros suportes de transmissão de linguagem. Daí a gente percebe quantas pessoas estão distantes dessa realidade, num país com tantos analfabetos com pessoas que não tiveram acesso as formas tradicionais de alfabetização/letramento em relação aos textos impressos. Quantas pessoas  estão distante desse processo de informatização.
Outra questão  interessante está relacionada à falta de estrutura nas escolas, falta de  formação adequada para os educadores de uma forma geral. Para superar as dificuldades com as quais nos deparamos é preciso investir muito em educação tecnológica.
Uma questão que me chamou à atenção também foi o fato de em alguns casos em que as mídias eram utilizadas mais não como ferramenta pedagógica, o que nos remete a situação que já foi citada acima: falta de formação adequada.

Relato de experiência de uso da mídia na educação

            Trabalhei um projeto sobre as Civilizações Antigas no laboratório de informática da escola em que trabalho com alunos do EJA. Era uma turma grande, 45 alunos, pessoas mais velhas, inclusive, alguns idosos. Embora os alunos tivessem muita dificuldade eles tinham também muita força de vontade. Havia aluno que se quer sabia pegar no mouse. Outra dificuldade que nós enfrentamos foi o fato da sala de informática não acomoda todos os alunos de uma só vez. No caso dessa turma, que era muito grande, foi preciso dividi-la em três grupos. Daí surge  outro problema: quem fica na sala com os alunos enquanto eu estava na sala de informática, (não havia ninguém para auxiliar na sala de informática) com o outro grupo de alunos? Nessa situação eu deixava os alunos assistindo vídeos sore as Civilizações Antigas. Nesse foi possível deixar os alunos só pois, eram adultos. E quando se trata de criança, pré-adolescentes, e adolescentes? O projeto se estendeu além do tempo previsto pois, demorou bastante até eu conseguir levar todos os grupos para a sala de informática e desenvolver a pesquisa.
 Esse trabalho serviu para despertar em muitos alunos, e em nós também, sobre a necessidade de aprender sobre tecnologia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário