segunda-feira, 14 de maio de 2012

Atividade 2-6





Navegando pela Wikipédia

Naveguei pela Wikipédia em busca de alguns termos. Uns eu encontrei, outros não. Decidi buscar a palavra lindô mas não encontrei nenhum registro. Localizei esse termo no verbete sobre Imperatriz, mas a palavra aparece apenas como uma  das manifestações culturais da cidade. Uma informação relacionada a esse termo me chamou à atenção também no verbete sobre Imperatriz quando diz que a dança foi introduzida na cidade por Frei Manoel Procópio, sabemos que não foi. Então, decidi pesquisar em outros sites mais informações sobre o Lindô e inserir o registro na Wikipédia.


 
Lindô

É uma manifestação artística de caráter popular que ocorre em algumas cidades do Maranhão: Caxias, Imperatriz, João Lisboa e Davinópolis. É composta de dança e música e tem semelhança  com as brincadeiras de roda e as tradicionais quadrilhas. Os participantes dançam aos pares entrelaçam os braços e pulam trocando de par e respondendo o refrão das músicas. Os versos em geral são de improviso. Na caracterização dos dançarinos as mulheres  usam saias rodadas com estampas coloridas. Os homens usam camisas coloridas.
A música é animada pelos sons dos tambores, que tem uma presença muito marcante na dança. Isso se deve ao fato de suas origens estarem ligadas  à dança dos escravos. De acordo com os relatos do mestre Manoel: “meus tios me contaram que tem a ver com a dança dos escravos, eles diziam que os escravos dançavam escondido nas senzalas.”( Manoel Vicente Pereira Filho, mestre do Lindô na região de Caxias).
Existem poucas fontes impressas sobre esse folguedo, dado seu caráter de manifestação artística popular. Os ensinamentos da dança foram vivenciados e transmitidos de geração em geral através da oralidade por meio dos ensinamentos dos avós,  tios, vizinhos e outros parentescos que incorporam os hábitos e as memórias e mantiveram “viva” essa Dança.
O Lindô foi introduzido em Imperatriz  por Dona Maria Francisca Pereira da Silva, conhecida como Dona Francisca do Lindô. Ela chegou em Imperatriz em 1976. È Natural do Povoado de “Agua Fria” na cidade de Caxias no estado do Maranhão. Em 1984 fundou o grupo Batalhão Real através do qual transmite para os filhos, netos vizinhos e para a comunidade do Bairro Santa Inês. Através dos seus ensinamentos o Lindô chegou até outras cidades da região como João Lisboa e Davinópolis.

    






intercom.org.br/papers/regionais/nordeste2011/.../R28-0813-1.pdf






Um comentário:

  1. Muito importante sua contribuição na divulgação desses conhecimentos.
    Cilene

    ResponderExcluir