sexta-feira, 11 de maio de 2012

Atividade 2-5



C.E. URBANO ROCHA
PROF.: MÔNICA E VANÚSIA
DISCIPLINA: SOCIOLOGIA
SÉRIE: 1º ANO DO ENSINO  MÉDIO
TURNO: VESPERTINO
DURAÇÃO: 06 AULAS DE 50 MINUTOS
TEMA: FATOS SOCIAIS

PLANEJANDO ATIVIDADE COM  INTERNET

OBJETIVOS:
·         Pesquisar e aprofundar conhecimentos sobre fatos sociais  por meio da pesquisa na internet, bem como desenvolver habilidades na utilização e domínio dos recursos tecnológicos disponíveis na escola visando a  aprendizagem  significativa dos alunos.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
·         Conceituar fatos sociais, conhecendo suas características;
·         Conhecer a contribuição de Durkheim para a formação da Sociologia enquanto ciência;
·         Diferenciar fatos sociais de fatos orgânicos e psicológicos;
·         Compreender que um fato social pode variar levando-se em conta a diversidade cultural;

DESENVOLVIMENTO
1º momento: sala de aula – Apresentar aos alunos situações do cotidiano em que algumas regras sociais ou costumes são desrespeitados e proporcionar momento de discussão. Em seguida,  organizar os alunos em grupo e orientá-los para a realização da atividade.

2º momento: no laboratório de informática - Orientar os alunos para criarem uma pasta para arquivar o material pesquisado e o que será produzido pelo grupo. Em seguida, os grupos navegarão na internet em busca de informações  sobre fatos sociais.

3º momento: no laboratório de informática - Navegar no you tube e assistir vídeos sobre fatos sociais, selecionando um vídeo para acrescentar ao trabalho. Pesquisar imagens na internet e criar um arquivo com imagens de fatos sociais.

4º momento: sala de aula – Socialização do material pesquisado, avaliação, esclarecimento de dúvidas e orientações para o prosseguimento do trabalho. Orientar os alunos para fazerem registro com fotos de fatos sociais do cotidiano: escolar, familiar e de outros espaços da cidade que representem fatos sociais.

5º momento: no laboratório de informática – Criar slides com imagens dos arquivos  pesquisadas na internet e fotos do cotidiano. Copiar o trabalho em pen drive, postar no blog da escola, dos professores ou de algum colega. Caso não tenham blog, os alunos poderão ser orientados a criarem um blog para postarem as atividades que desenvolverem no laboratório de informática.

6º momento: socialização dos grupos – Apresentação dos trabalhos pelos grupos no data show ou televisão. A apresentação pode ser no laboratório de informática, em sala de aula, ou no pátio da escola.

AVALIAÇÃO:
A avaliação acontecerá em várias etapas acompanhando o desenvolvimento do trabalho, verificando  o desempenho dos alunos. Serão feitas interferências no sentido de ajudá-los a superarem as dificuldades que surgirem.







 





SUGESTÕES DE SITES:
http://pt.wikipedia.org/wiki/D%C3%A9cada_de_2000

Nenhum comentário:

Postar um comentário